Sobre Vargem Grande Paulista

Cidade de Vargem Grande Paulista

Vargem Grande Paulista é um município do estado de São Paulo, na Região Metropolitana da capital, microrregião de Itapecerica da Serra. A cidade vêm se desenvolvendo rapidamente, apesar de sua juventude. Abriga grandes empresas como a Textil J Serrano, Biovet e Crismetal.

A região de Vargem Grande Paulista - que foi Bairro do Ribeirão da Vargem Grande e Distrito Raposo Tavares sob administração municipal e paroquial de Cotia - ocupa hoje uma área 38 Km2, entre os Kms 39 e 47 da Rodovia Raposo Tavares e abriga 44.754 habitantes, segundo o IBGE 2009. Por decisão popular, em plebiscito realizado em 27 de Novembro de 1981 (com 96% dos Votos válidos), Vargem Grande Paulista tornou-se mais um Município da região metropolitana de São Paulo - e, em 15 de Novembro de 1982, foi eleito o primeiro Prefeito Vargengrandense: o Sr. Elias Alves da Costa.
Hoje o município possui 28 anos.

História

A Cidade de Vargem Grande Paulista pertence à zona oeste da Grande São Paulo e dista 39 quilômetros em linha reta da Capital. Está subordinada à Comarca de Cotia, Regional de Osasco. Possui uma área total de 37 km² e limita-se com as localidades de Cotia, Itapevi e São Roque. Localiza-se entre os quilômetros 39 e 45 da Rodovia Raposo Tavares (SP 270); situa-se a cerca de 930 metros de altitude, acima do nível do mar e sua população total, segundo o último Censo (2000), é de 32.683. O nome de nossa cidade expressa sua topografia: lugar plano ou planície extensa. A vegetação original da região é constituída de capoeiras e trechos de Mata Atlântica nas áreas de maiores altitudes.Em sua fauna destacam-se as presenças de garças e veados. Seu sub-solo apresenta-se rico em caolim.

Ressalta-se a presença no Município, desde 1929, da laboriosa colônia Japonesa que até o ano de 1994 reuniu-se em torno da Cooperativa Agrícola de Cotia hoje Coopervag – Cooperativa Agrícola de Vargem Grande Paulista, que hoje dedica-se ao comércio varejista, indústria e comércio de insumos agropecuários. Atualmente a ACEVG – Associação Cultural e Esportiva de Vargem Grande, incentiva a educação através da prática de esportes (atletismo, vôlei, tênis de mesa, beisebol, etc.), cultivando-se o amor pelo Brasil e pelo Japão, aproximando brasileiros e nikkeis, todos empenhados no bem estar geral, também através de atividades que expressam as tradições culturais.

Economia

No que diz respeito aos aspectos econômicos, é importante a produção agrícola, verificada por várias propriedades rurais, inserindo o município no “cinturão verde”, que abastece a cidade de São Paulo. Os principais produtos deste setor são: flores, hortaliças, legumes, milho e plantas ornamentais.

Diversas indústrias instaladas no Município, contribuem para a arrecadação e para o aproveitamento da mão de obra local. Registram-se indústria têxtil, laboratório de vacinas animais, fábrica de condutores elétricos, equipamentos de energia solar, indústria de móveis para banheiros, entre outras. O comércio é muito ativo e bastante diversificado, atendendo convenientemente às necessidades de abastecimento do município. Os estabelecimentos bancários presentes no Município são: Banco do Brasil, Banco Bradesco, HSBC Bamerindus, Itaú, Unibanco e Caixa Econômica Federal.

Infra-estrutura

O serviço de abastecimento de água, através da Sabesp, serve cerca de 75% do Município, a de captação de esgotos, chega a 40% – porém sem tratamento, e a coleta de lixo é realizada em 100%. A rede elétrica atinge 100% dos munícipes O setor de educação está constituído por 08 escolas Estaduais e 26 Municipais. Há uma biblioteca Pública dotada de um razoável acervo, que é bastante útil a estudantes, professores e à comunidade em geral. Os serviços médicos são prestados por 8 Postos de Saúde Públicos. Para o lazer da população, o Município dispõe do Estádio Municipal José dos Santos, dois Ginásios de Esportes (nos bairros Portão Vermelho e Tijuco Preto), quadras poliesportivas, salão comunitário, pista de skate e outros. As atividades culturais mais apreciadas pela população são: os rodeios e as festas religiosas – onde se destacam a “Procissão de Corpus Christi”, a festa da Padroeira e as Romarias. As principais atrações turísticas da cidade são: a Igreja Matriz, com a via sacra surrealista, obra do Padre italiano Giuglio Liveranne, o coreto da Praça da Matriz.

Saúde

Vargem Grande Paulista conta no setor público com uma UBS(Unidade básica de saúde)denominada "central". São observadas em vários bairros pequenos postos de Pronto-Atendimento. Seu atendimento e socorro à vítimas possui uma frota com mais de 10 ambulâncias. No setor privado foi inaugurado recentemente uma clínica médica com Pronto-Atendimento 24hs da UNIMED-São Roque.

Educação

A cidade conta com um Campus de uma das maiores redes de Faculdades no país, a UNIESP (União das Instituições Educacionais do Estado de São Paulo). A holding possui mais de 20 campi no estado, inclusive na famosa cidade vizinha São Roque. Em Vargem Grande, a UNIESP assumiu a Faculdade Hoyler, dando continuidade ao ensino nas áreas para licenciatura em Letras e Pedagogia.

Para homenagear a comunidade de moradores desta maravilhosa cidade, o Encontra São Paulo criou o Encontra Vargem Grande Paulista .

Fonte: Wikipedia

Blog do Guia da Cidade Vargem Grande Paulista

Receba notícias por e-mail
Cadastre-se e receba notícias de Vargem Grande Paulista por e-mail
 

 

Cidades de SP: Limites - Cidades Vizinhas

Cotia, Itapevi e São Roque

Dados Principais sobre Vargem Grande Paulista

Aniversário: 23 de dezembro
Fundação : 1981
Gentílico: vargem-grandense
Área: 33,512 Km²
População 48.720 hab. (2015)
IDH 0,802 - elevado
Prefeitura Vargem Grande Paulista


Brasão de Vargem Grande Paulista
Brasão de Vargem Grande Paulista

Bandeira de Vargem Grande Paulista
Bandeira de Vargem Grande Paulista

Vídeo sobre a cidade de Vargem Grande Paulista
Veja mais vídeos sobre a Cidade de Vargem Grande Paulista

Mapa Vargem Grande Paulista

 

Moradores ilustres de Vargem Grande Paulista

 

   

  Sobre o EncontraVargemGrande
Fale com EncontraVargemGrande
Anuncie no EncontraVargemGrande
Cadastre sua Empresa no EncontraVargemGrande (grátis)



Termos EncontraVargemGrande | Privacidade EncontraVargemGrande


Bandeira de Vargem Grande Paulista